Dabela - Construção e reforma de instalações esportivas
Assentos Esportivos: Encosto Alto, Sem Encosto e Rebatível

Assentos Esportivos: Encosto Alto, Sem Encosto e Rebatível


Hoje é exigido muito mais para os telespectadores de eventos esportivos, sendo classificados em 3 tipos assento sem encosto, assento com encosto alto, rebatível, e todos eles obedecem a recomendação técnica da FIFA para os eventos aqui no Brasil.

O Brasil possui uma norma que atualmente regulamenta sobre o uso de assentos esportivos para estádios em lugares públicos, mas mesmo com a recomendação muitas definições ainda não estão bem claras.

Além do mais dentro da experiência em eventos internacionais e condições ligadas ao conforto e segurança, muitos organizadores acabam recomendando algumas características que estão descritas em cada tipo de assento logo a seguir:
 

  • Assentos de Encosto Alto
Este assento esportivo além de ter o encosto alto ele possui um apoio para a lombar dorsal de quem esta sentado, sendo muito confortável dando total autonomia ao seu usuário, as recomendações com relação às dimensões da largura do assento é de aproximadamente 500mm ou 570mm considerando o assento com apoio dos braços.
A largura total para os assentos  considerando ser individual é de 470mm respeitando a liberdade do espectador, a projeção do braço não deve reduzir os 470mm da largura livre.
 
  • Assento sem Encosto
Os assentos sem encosto têm como principal característica não possuir o apoio lombar e dorsal, geralmente vem com sistema de fixação de metal e são excelentes para o uso em arquibancadas, quadras esportivas, estádios.
E segundo a normativa do padrão FIFA devem existir as considerações ergonômicas para a formação do design do produto a fim de permitir um assento confortável pelo tempo mínimo de 2 horas, isso especialmente com relação as curvaturas do assento e as dimensões do encosto.
 
  • Assento Esportivo com Encosto Rebatível
Os assentos rebatíveis geralmente são aplicados em auditórios ou arenas VIP’s, os assentos rebatíveis podem fazer parte de uma arquibancada retrátil como uma grande alternativa para o assento diferenciado com grande funcionalidade e conforto.
Vamos falar de alguns benefícios do assento rebatível:

- Contorno de assento e encosto que são ergonomicamente desenvolvidos para promover o máximo de suporte e conforto. 
- O perfil do encosto rebatível proporciona um maior espaço livres entre os assentos. 
- A condição de operar por gravidade permite com que o assento e encosto retornem 100% para a posição vertical.

É recomendado que o máximo de numero dos assentos entre as escadas sejam de no máximo 35 assentos caso exista escadas de dois lados do bloco de assentos, caso exista escada apenas de um lado o número deverá ser reduzido para 17 assentos segundo a recomendação técnica da FIFA.

Comente e Compartilhe sobre
Assentos Esportivos: Encosto Alto, Sem Encosto e Rebatível

Painel de Controle